July 4, 2012

os 7 pecados nacionais lolita: 5 - casual lolita

algumas pessoas justificam a simplicidade de seu outift dizendo estar usando esse subestilo, porém a definição dele não se baseia em SIMPLICIDADE e sim CONFORTO. casual LOLITA ainda é LOLITA e ainda deve possuir alguns dos elementos básicos do estilo:

♥ mantém-se a anágua, amplitude e comprimento da saia (um POUCO acima do joelho, no joelho ou um pouco abaixo dele);
♥ deve continuar prezando por roupas de qualidade;
♥ deve ter interesse visual;
♥ acessórios não devem ser menosprezados ou de tamanho menor;
sapatos são os mesmos de outfits normais e também são aceitos alguns confortáveis que não são típicos do estilo (como botas doc martens), porém já disse e repito: nada de sapatilhas.

a grande diferença entre outros estilos lolita e o casual lolita é o uso de cutsews (camisetas fofas com detalhes ou estampa), moletons, cardigãs, blusas de gola alta e portanto peças de tecido de malha. não faz muito sentido usar uma camisa nesse subestilo (a não ser que esteja por baixo da malha como na foto abaixo, que ainda assim não é um modelo típico de lolita).

o casual lolita também não deve ser confundido com o estilo otome/ojousama/cute-kei, que muitas vezes utiliza vários elementos e marcas em comum, mas que é ainda mais "casual". a diferença principal está no uso da ANÁGUA.





12 comments:

  1. Outro ótimo post! Estou adorando esse série, rika!

    =*

    ReplyDelete
    Replies
    1. OBA, fico contente de saber! obrigada por acompanhar e comentar. :*

      Delete
  2. Ótimo post, Rika! Também tenho notado que qualquer desculpa para completar um outfit lolita faz com que a menina chame-o de "casual".
    E essa comparação é muito útil! Como eu amo o visual otome!!! Amo, amo, amo! É bem diferente de casual lolita!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lembrei agora da diferenciação que o Vince faz de mim. Quando estou de lolita, ele diz que pareço um cupcake, quando tento estar de otome (que ele nem sabe o que é mas consegue perceber a diferença)ele diz que pareço meio-cupcake.

      Eu escrevi lá na comunidade Moda Lolita e, pelo que percebi, não se usa rendas em otome.

      Delete
    2. Usa, mas em menor quantidade - tenho saias e cutsews da Emikyu/MILK/Jane Marple e em geral OU elas tem babados, OU renda.

      Delete
    3. obrigada, rê!
      adorei a sua descrição sobre otome no fórum, quase perguntei para você se poderia usar algumas partes para esse post, mas acabei desistindo para não desviar muito do assunto principal. :~
      realmente se usa rendas, como a carol disse, mas com mais parcimônia que lolita!

      Delete
  3. Esse é um assunto mais polêmico do que mamilos!!
    Todo o blog que eu leio explica de um jeito diferente, mas uma coisa todo mundo concorda... nada de sapatilhas XD

    Tô adorando essa série!!

    -Luciana

    ReplyDelete
    Replies
    1. HAHA tem idéias controversas mesmo sobre casual lolita, tanto que a primeira imagem da direita que eu classifico como otome aparece na maioria dos blogs como casual lolita. mas eu acho que se não tiver algum ponto limite, fica muito difícil de diferenciar um estilo do outro.
      não que seja absolutamente necessário ficar classificando um estilo toda santa vez, tem gente que usa uma mistura de elementos do jeito que quer e ainda assim fica bom. o problema é classificar sem saber o que realmente é cada coisa e ficar meio nebuloso...
      obrigada! ♥

      Delete
  4. Cute-kei >>>>> casual lolita pra sempre, pra mim. :) E eu amo sapatilhas, é praticamente o que vive no meu pé - fora de lolita. Imo flats, com lolita, só se forem tipo oxford ou bem retro de algum jeito que encaixe com o visual. (mas até aí eu não uso lolita do jeito padrão tem anos 8D)

    Also, ontem antes de dormir vi que você postou isso, mas tava meio bleh e deixei pra ler depois. Acabei acordando pensando que tinha que vir ver :O

    ReplyDelete
    Replies
    1. pra mim também... até porque tenho uma dificuldade enorme em visualizar classical no casual. já que vai ser um look usável pro dia-a-dia, que seja otome, e se for algo pra meeting, não vejo sentido em usar casual. não tem espaço na minha vida pro casual. :p

      eu já tentei várias vezes, mas não consigo usar sapatilhas, TODAS me machucam demais, sendo que era pra ser uma opção confortável... meus pés se recusam. :(

      haha comentários matinais. ♥

      Delete
    2. Se eu chego a usar 'casual', é totalmente fora do que você postou - é saia sem anágua, camisa puxada pra lolita e não cutsew puxada pra otome, e meia-calça com sapatilha/oxford/sapato lolita. E é pra trabalhar. :X Nem considero casual na real.

      Delete
    3. independente do que for, that looks cute too! ♥

      Delete