January 14, 2011

la révolution - parte 2: do cotidiano pro lolita

na minha cabeça, um dos estilos ideais pra serem aderidos por quem gosta de lolita seria o cute-kei/otome/ojousama , representado principalmente pelas marcas emily temple cute, milk e jane marple, constantes no mundo lolita (mesmo não sendo consideradas próprias dele), mas que possuem peças 100% usáveis. tudo parece extremamente confortável, com temas e elementos relacionados. muitas japonesas que usam lolita, também tem parte do armário com roupas como essa, como a própria misako aoki. outra pessoa que faz isso com maestria é nossa conterrênea julia, e um ótimo exemplo de alguém que mistura coisas fofas, mas que não é necessariamente cute-kei, é a dona sniper do aesthetic lolita.
eu ainda poderia recomendar várias lojas bem girly coreanas e chinesas, portanto achei que valeria facilitar e abrir uma seção nova no guia de links do le café para otome. é claro, não é necessário comprar exatamente nelas, mas servem no mínimo como bons lugares pra juntar referências e procurar por coisas similares em lojas locais ou o que for.
quem curte mais o lado gothic já tem bons exemplos de como inserir isso no seu dia-a-dia, por ser um estilo mais comum e antigo, por isso não vou nem entrar nessa questão.

outra sugestão seria se inspirar em gyaru. são estilos totalmente opostos, mas dá pra pegar ótimos exemplos de elementos pro dia-a-dia pelas coisas que eles tem em comum que é esse ar de boneca, de ser feminino ou de princesa. pelo menos os dois usam montanhas de laços (dependendo do sub-gênero). 8D a liz lisa seria uma das marcas que eu recomendaria por essas características.
e... é um ótimo incentivo pra saber cuidar mais de maquiagem e cabelo, que são tão importantes quanto as roupas e não devem ser esquecidos. não é necessário fazer uma super produção, mas o suficiente pra que você se sinta bem.

dá mesmo trabalho e não dá pra montar o guarda-roupa dos sonhos em uma semana (a não ser que você tenha R$ 10 000 disponíveis a la "what not to wear" vulgo "esquadrão da moda"): mas no fim vai valer a pena. pra isso eu acho indispensável:
1 - saber o que cai melhor no seu corpo
2 - descobrir o estilo que vc curte e se sente confortável e
3 - adquirir os produtos pra isso.
e só dá pra conceber isso experimentando muito. substituindo ou jogando coisas fora. e comprando, no ritmo que lhe for permitido (as vezes anos :/). ir a pequenos passos não só vai ajudar você mesmo a se acostumar e a nivelar o estilo como também habituar as pessoas próximas a você.
"Para aparentar ter um corpo bonito, saber se vestir e ter noção do que fica bem e do que não fica no seu biotipo é mais importante do que ter o corpo dessa ou daquela forma. Essa é, basicamente, a fórmula da elegância." - palavras da kyra, uma das nossas lolitas veteranas favoritas. :~

é claro que não temos paciência ou tempo pra se arrumar toda vez, mas existem muitas peças que não vão exigir muito mais de você na correria, e que devem fazer uma grande diferença em como vai se sentir. aqui vão algumas recomendações compiladas do tópico e outras que adicionei pensando em um possível começo pra montar um estilo mais confortável e ainda assim "fiel" ao que as lolitas costumam gostar.
que tal trocar (todas as sugestões da direita são da ETC):

 
camiseta por cutsew (o mesmo conceito vale para regatas)

moletom por cardigan ou bolero (ou apenas um hoodie que seja fofo e não tão largado. ou ainda, uma jaqueta e blazer, algo mais puxado para alfaiataria, logo, muito mais elegante).

tênis por sapatilhas

mochila por bolsa

shorts jeans comum por um mais fofo

calça jeans por saias e vestidos. seria uma mudança meio drástica e que pra maioria das pessoas não funciona pra usar todos os dias. porém, é sempre bom ir tentando encaixar um pouco mais desse tipo de peça na sua rotina, já que traz mais de variedade e feminilidade pra ela. há várias maneiras de se usar um vestido, ele não é sinônimo de festa ou de ocasião especial (todo dia pode ser especial :p). até mesmo com shorts ou calça por baixo, meia-calça, com tênis, com camiseta por baixo, com casaquinhos... vai depender de como se sente melhor.

creio que dá pra notar que o tipo de item não é a questão e sim o modelo. dá pra achar camisetas, moletons, tênis, mochilas, shorts jeans e calças jeans fantásticas e adoráveis por aí. porém achei que seria mais fácil ilustrar a diferença que podem fazer os detalhes dessa maneira.
sem contar é claro os acessórios que pode-se ainda adicionar, invés de sair sem nada na cabeça:

a renata havia falado disso, e eu concordo totalmente. fazem uma diferença bastante grande, e é a coisa mais fácil de vestir. tem tiaras, presilhas, elásticos, e uma ENORME variedade de chapéus fofos.

é bom tirar vantagem as ondas de tendências (não seguir elas), pois são elas que facilitam o acesso pra conseguirmos itens que serão vendidos em qualquer loja com muita mais facilidade. hoje em dia por exemplo, tem muito, muito laço por aí. nas roupas, nas bolsas, nos sapatos, em bijus, em cintos, em tiaras, em basicamente tudo. tem muito florido em estampas e flores pra cabelo e broches. alice no país das maravilhas. muitos chapéus e bolsas de palha. muita pérola. muita renda. e assim vai.
se mesmo assim não achar o que procura, por que não encomendar, customizar ou fazer você mesmo? :)

a minha intenção - caso não tenha ficado clara - com os dois posts separados "do lolita pro cotidiano" e "do cotidiano pro lolita" era realmente achar um ponto de equilíbrio entre os dois. achar algo em comum que seria aceitável pra ambos os lados.
repetindo a frase que é fixa aqui do lado no blog, do the rules of a gentleman: "Your style is defined by what makes you feel most comfortable".

aproveitem e divirtam-se. :)

referências
- La révolution! - by kachi, o tópico que deu origem a esse ranting
- Se vestindo para o dia-a-dia, traduzido pela ichigo
- O original, Dressing Down for Daily Wear da victoria suzanne (lolita charm)
- Definitive guide to wearing lolita at work, post interessantíssimo da sonniabunny e contribuidores ajudando a enfiar um pouco de bom senso na cabeça da comunidade lolita em ambientes de trabalho

9 comments:

  1. Eu acho muito interessante isso de trocar algumas peças por coisas mais que lembrem lolita.
    Enquanto eu lia o post, me lembrava que até um tempo atrás a minha mãe que comprava as minhas roupas (que muitas delas eu particularmente não gosto e não uso), por isso você chegar e querer mudar tudo para o que mais te agrada de uma vez demora anos, como você disse.
    Eu uso muito blusas lolita com calça jeans, nunca tentei usar saias com outros tipos de blusa, mas acho que com um tempo eu consigo mudar meu guarda roupa para algo que seja mais do meu gosto e ainda seja lolitavel. rsrs

    Eu adorei seus posts!
    ;-*

    ReplyDelete
  2. amei seu post Rika! achei bem útil! Sempre q sai post novo corro para ler, são sempre tão interessantes. Por favor continue a postar com freqüencia <3

    ReplyDelete
  3. Eu não sei achar cutsews fofos por aqui D: E shorts fofos, só vejo em sites gringos, mimimi~

    Anyway concordo que questão é o modelo do item, e não o item em si. Abdicar do jeans é quase impossível, mas dá pra evitar os cheios de remendos (que já estão fora de moda, acho) e com barra larga, pelo menos. E, claro, os socados na bunda (oi, planet girls - odeio!) deviam ser queimados em uma fogueira gigante.

    ReplyDelete
  4. maestria?? ai, que vergonha! *@_@* hahahaha! mas foi uma honra (não tão merecida...) ser mencionada no seu post! agora sinto que preciso me esforçar muito mais!!!

    o que você escreveu é exatamente o que eu tenho feito há um pouco mais de meio ano, converter meu guarda roupa gradual e confortavelmente (tanto para o meu tipo físico quanto para o meu bolso!). confesso que calça jeans não é algo mais prático do que saia, mas para mim é mais gratificante e muda até meu humor :D
    (é claro que a calça jeans fica reservada para momentos de serviço pesado! XD)

    ReplyDelete
  5. Eu gostei tanto do post que acho que você deveria continuar falando a respeito do assunto, Rika! Porque você escreve claramente.
    Enquanto lia o seu post, me deu um tipo de satisfação estranha... é como se todo o meu esforço de muitos anos de ter um guarda-roupa bonito tivesse funcionado. Reparei que não tenho nenhuma das peças "feias" que você apontou.

    Acho que é importante mesmo saber acentuar características boas do corpo e disfarças as piores. Eu, por exemplo, fico realmente muito mal de calças. Principalmente jeans.

    ReplyDelete
  6. adorei o post. eu meio que perdi a paixão por lolita antes mesmo de começar a ser ativa na comunidade, mas sempre gostei do estilo adaptado na moda para o dia-a-dia. queria ver mais garotas se vestindo assim!

    ReplyDelete
  7. Ótimo post, Rika!
    ETC é amor pra toda a vida! ♥ Amo demais
    (soube que a SecretShop, acho, vai replicar uma bota de lá?)

    Acho que é ideal pra quem curte lolita, é prático mas sem perder a fofura e a feminilidade.
    Calça jeans deveria ser extinta, haha. XD

    ReplyDelete
  8. anne: haha é, na adolescência que a gente começa a se importar mais com essas coisas, antes era usar mesmo a roupa que a mãe comprava/escolhia, pouca gente se importa antes disso. aí depois sim que começamos a procurar por uma identificação/desespero pra se encaixar em algum lugar/formação da personalidade unido a independência que começa a "busca". 8D mas tb, o corpo e gostos mudam naturalmente. trocar peças é inevitável, eu diria.
    tomara! :D
    que bom, mto obrigada! ♥

    vika: awn, que feliz! oahsoiuhaisuhas mto obrigada, fico super animada. 8D
    a intenção é postar ao menos uma vez por semana, é o que eu acho que consigo fazer. no lolita charm aquela tia dando dicas pra blogs recomendou até postar todo santo dia. aí não tem cabimento, não consigo escrever e acho que ninguém consegue ler td isso tb, tá doido...

    sanxian: no bom retiro tem alguns, hein! eu acho meio overpriced, pra variar, então dá-lhe china. :x e shorts vi uns mto fofos na renner, c&a e zara. uns de bolinhas, com babados, etc, etc. até ia colocar a foto nesse post com exemplos de lojas brasileiras, mas achei que não consegui encontrar referências suficientes. num próximo post, quem sabe? :p
    e com certeza. eu tenho usado mais jeans do que gostaria ultimamente, percebi que não consigo sobreviver pra "serviços pesados" - como disse a julia - sem estar de calça. 8D então procurarei algumas alternativas a ele pra poder variar. cada um se adapta ao seu jeito/estilo de vida, né.
    OIUAHSAIOUHAOIUSHAIOUH queimar jeans (da planet girls style e os 90´s com cintura alta afunilados) em praça pública como protesto, who´s whith me? o/

    julia: uihaiushaiushuh claro que é merecido, e TENHO PROVAS. :9 eu adoroadoroadoro como vc usa de forma tão eficaz peças lolita no dia-a-dia, porque parece sempre super confortável e super linda. ♥ e vc sabe fazer boas compras msm. 8D
    "gratificante" é uma palavra-chave pra isso tudo.

    renata: awn! é fato que todas as suas peças parecem ter sido meticulosamente escolhidas pra vc de acordo com seu corpo e personalidade, e eu admiro/invejo (:x) quem consegue chegar nesse estágio. eu acho que as pessoas subestimam a importância do se vestir e do estilo, não fazem idéia da diferença que isso pode fazer. não precisa ser um fashionista consumista louca, mas tb não precisa ser um esculacho total diário e nunca se sentir bem consigo msm, o que acho que é mto mais comum de se ver do que o outro lado da moeda. :/
    vixe, acho que teria mesmo mais espaço pra rantings sobre o assunto. HAHA mas por enquanto ficamos por aqui. XD
    e obrigada. ♥

    lu: ah sim, nada como pegar umas referênciazinhas aqui e ali despretensiosamente, não é? 8D
    e nossa, totally second that.

    kika: valeeeuu! ♥
    concordo, concordo e concordo tb.
    e WTF? tou caçar vc no blog pra falar a respeito, réplicas da etc ftw pra sempre, ainda mais de botas.

    ReplyDelete
  9. "aquela tia dando dicas pra blogs "... HAHAHAHAHAHA!!! vou rir o resto do mês!

    ReplyDelete